Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Semana de Artes Hans Rookmaaker 4 - Tartarugas Ninja


Quem nunca viu, ou pelo menos não ouviu falar dos Tartarugas Ninja?
Os autores Levin Eastman e Peter Laird, fãs confessos de Frank Miler, escolheram os nomes de seus personagens inspirados nos grandes artistas do período chamado de Renascimento. Leonardo, inspirado no pintor da Mona Lisa, é o líder. Raphael é bruto e forte, Michelangelo é engraçadinho - o que é o oposto do pintor e finalmente, Donatello que é o gênio do grupo dos Tartarugas é o escultor da leveza.
Pintores famosos autores das imagens mais icônicas da Renascença, não por acaso, apresentam e desenvolvem a estrutura de seus quadros sob o estudo da perspectiva, a exuberância representação da figura humana e a ilusão de mergulho no ambiente emolduram a construção do quadro. 
É fundamental registrar que este o período marca o deslocamento de foco. Deus que era o centro de tudo - teocêntrismo - na idade média, agora perde espaço para o ser humano que passa a ser o eixo de tudo - antropocentrismo.
Voltando às Tartarugas Ninja, vale lembrar que o início do enredo dos Tartaruras Ninja mostra a tentativa de salvar um cego prestes a ser atropelado por um caminhão. Nossos heróis, assim como os artistas 'redimem' o homem cego da ignorância e no mundo mergulhado em trevas - Idade Média. Livrar o cego, o ignorante, da morte, das trevas, da escuridão faz deles - tanto os Tartarugas Ninja quanto os artistas -heróis. Curioso isso, não é?

Os Reformadores, contemporâneos dos grandes artistas que inspiram os Tartarugas Ninjas, também lutam pela 'iluminação' e letramento de todos. Fazem isso estimulando o acesso à leitura do texto bíblico e à valorização da humanidade. Livre acesso à leitura, ao exame, à reflexão e ao questionamento 'das amarras cegas' que estavam sob o discurso de controle da igreja.

Gênios contemporâneos, só falando da arte e da Teologia:
Os artistas:
Donatello 1386-1466
Leonardo da Vinci 1451-1519
Michelangelo1475-1564
Raphael 1483-1520

Os Reformadores:
Martinho Lutero (1483-1546) - Alemanha
Zuinglio (1484-1531) - Suécia
João Calvino (1509-1564) - Genebra

Nenhum comentário:

Postar um comentário