Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

terça-feira, 14 de outubro de 2014

A Mona Lisa

O que há de tão especial neste quadro que faz as pessoas se acotovelarem para vê-lo de mais perto?
Eu, apaixonado por arte, sempre me deparo com essa e outras perguntas.
Vou tentar enumerar 10 razões que fazem de 'a sorridente' (é este o significado de Gioconda) um dos quadros mais valorizados do mundo. Ele pode parecer um 'quadrinho' de nada mas, cuidado, as aparências enganam.
1. Este é, segundo o próprio autor, a sua obra prima. E você sabe que obra prima é a primeira numa escala de valores, a mais importante? Ninguém nega a genialidade do grande Leonardo da Vinci então, todo mundo reverencia e tenta entender a escolha que ele mesmo fez.
2. Ela é um marco na pintura pela apresentação da técnica do sfumato. O nome já diz: esfumaçar. Esfumaçar os contornos, tornar a linha do desenho indefinida. Também é, a partir deste quadro, que surge o padrão de pintar, dar foco apenas acima dos seios - 'o busto'.
3. É uma obra que traz um forte conteúdo histórico, entre outras coisas, por representar o 'comportamento social' de sua época. Além de ser o destaque no maior Museu de Arte do mundo.
4. Sempre existiu uma 'aura de mistério' em torno desta obra, desde a identidade do modelo até o costume de Leonardo levar a "Mona Lisa' para todos os lugares onde ia. E, além disso, durante as guerras, o quadro sempre ficou escondido.
5. Personalidades famosas apaixonaram-se pela obra. Napoleão ficou apaixonado pela obra e 'tomou posse' dele. Freud usou o quadro como metáfora a atração erótica entre filho e mãe.
7. A obra foi roubada e acusaram um poeta e, nada mais, nada menos, que Pablo Picasso de a roubarem.
8. Ela sofreu vários atentados internacionais. Um 'doido' jogou ácido, outro jogou uma pedra e até uma xícara de café foi lançada contra o quadro.
9. Este é um dos quadros mais valiosos do mundo.
10. O quadro tornou-se um ícone cultural. Pintores, músicos, cineastas, gente da literatura e de todas as formas de manifestação artísticas já reinterpretaram esta obra.
Tive o privilégio de visitar o Louvre, entrar na sala em que o quadro está exposto (ele muda de lugar) mas confesso que só olhei a obra de longe. Nada vai retirar o valor que ela carrega, mas me recuso a ficar 'brigando' para reparar o que não dá para ver sem cuidado. Claro que a maioria dos visitantes querem dizer: eu vi a Mona Lisa. Todo tipo de comentário só reforça a  magnitude desta obra. Infelizmente, não dá para 'sofrer o impacto' da emoção na hora, no primeiro contato, sem entender pelo menos, esse 'feijão e arroz' da obra. Sugiro que, se você quer mesmo ver, estudar, apreciar a obra prima de Leonardo, pesquise a história e repare os detalhes numa reprodução confiável:
http://www.louvre.fr/oeuvre-notices/portrait-de-lisa-gherardini-epouse-de-francesco-del-giocondo
E, quanto for lá, não se recuse a ver A MONA LISA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário