Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cuidado! É uma caricatura.



A caricatura é um exagero.  Ela usa a distorção, se posso usar uma figura, ela é a hipérbole visual.
A palavra vem de caricare, ou seja carregar, aumentar, destacar. 
Por isso é sempre arriscado pedir para fazer uma caricatura.
Não poucas vezes passo 'apertos' por causa de caricaturas.
Faço, algumas vezes, desenhos durante o culto, festas, encontros, aulas no meu sketchbook.
Quando faço uma caricatura é porque, de alguma forma, essa pessoa me tocou.

Já faz algum tempo 'inventei' de fazer a caricatura de cada um dos meus alunos.
Foi a partir dessa experiência que comecei a compreender melhor algumas dimensões dessa arte ligada ao humor. Todos gostamos de rir, e nos divertirmos com a 'desgraça' alheia. Difícil mesmo é encontrar encontrar a capacidade de rir diante do espelho...

Pior é quando todos identificam o personagem, riem e se divertem enquanto o caricaturado se aproxima e imediatamente fica com aquele olhar vermelho de ódio? Tá de brincadeira? Esse sou eu? Aí, o que fazer?
A grande realidade é que uma caricatura pode ofender, pode afastar as pessoas.

Sofro com isso. Um amigo de seminário pediu que eu fizesse uma caricatura (era uma das formas para eu pagar minha mensalidade). Tempos depois nos encontramos e ele foi logo dizendo: "minha esposa está com vontade de te matar!"
Outro episódio doloroso foi perceber que um de meus alunos 'sumiu' das aulas porque ficou com raiva de mim. Pedi desculpas. O 'cara' era tão crente que só voltou a falar direito comigo quando disse que enquanto a gente desenha fica pensando na pessoa e que eu havia separado aquele tempo para orar pelos alunos.
Não era uma desculpa, era a mais pura verdade. Eu queria, de alguma forma, me envolver um pouco mais com eles.
A última dor foi quando meus traços magoaram minha querida sobrinha a quem eu amo tanto.
Quem faz uma caricatura exagera. E eu nem me dei conta de que o exagero foi justamente naquele ponto mais frágil da história dela.
Essa foi muito pesada. Enquanto a dor não passava separei algumas caricaturas que as crianças me dão de presente - um dia publicarei isso. Além disso, dois grandes amigos artistas me presentearam este ano destacando minhas mazelas gráficas. Eu adorei as duas formas, completamente diferentes que me registraram.
Os dois experientes artistas, se desculparam, se justificaram como sendo uma homenagem (e eu vi assim mesmo) antes de mostrarem o belo trabalho.
Muito obrigado Claudio Moura e muito obrigado Celso Mathias!!!
Mas, querido leitor, cuidado. Pense bem, pense uma, duas, dez vezes antes de contratar uma caricatura.

"A caricatura é o espelho que engrossa as feições e torna os objetos mais salientes"
Eça de Queiroz

5 comentários:

  1. Nossa, essa está demais! Realmente muitas pessoas não aguentam a verdade exagerada da caricatura e até deixam de falar com você. Eu perco o amigo, mas não perco a caricatura kkkk. Mas como vc, eu faço uma bem esculachada de mim para que não reclamem quando eu fizer deles...

    ResponderExcluir
  2. Que bacana essa postagem, Hudson! É assim mesmo. As pessoas não se reconhecem e querem que façamos milagres, kkk. Uma vez fiz um casal para um convite de casamento e, como o noivo era gordinho e com um papo destacado, fiz assim. A noiva engrossou, não quis saber. Retirei o papo e ela disse que estava perfeito! Mas para mim, não era mais o noivo...
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto, que bom receber sua mensagem. Infelizmente a maioria das pessoas não aceita a interpretação que fazemos e, em alguns casos, adulteram nosso trabalho. É necessário ser 'quase um terapeuta' quando se trata de caricatura de mulheres e noiva é uma 'mulher muito, muito potencializada'. Valeu mesmo.

      Excluir
  3. KKK Você merece Hudson. Texto ótimo e grande experiência!! Eu pude sentir isso quando trabalhei com cariucaturas ao vivo...Tem tempo isso... Duas décadas... Isso é um assunto tão delicado... Envolve falta de cultura da caricatura, envolve autoestima, bom humor... É um terreno minado. Uma vez no programa da Leda Nagle na TVE um desses famosos que estava sendo entrevistado junto comigo me disse que eu poderia ter adquirido grandes inimigos sem mesmo saber KKKKK.
    Essa história que o Gilberto Queiroz contou é a mais pura verdade que acontece. A mulher quer um Brad Pitt e o cara quer a Angelina Jolie kkkkk Vai entender??? Abração!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre, muito obrigado. Sua interpretação do meu rosto ficou extraordinária. Coloquei numa moldura e está aqui no escritório. Toda vez que olho consigo rir de mim e me animar mas lembro seu especial cuidado para não me ofender. Sou um privilegiado de conviver com pessoas com tanto talento.

      Excluir