Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Coração do Artista - palestra Semana Rookmaaker 2

O coração do artista (parte 2)
Palestra para Semana de artes Hans Rookmaaker da Primeira Igreja Batista Jardim Novo Realengo, RJ

O coração então é, metaforicamente, a sede dos sentimentos. Sentimos a partir dos sentidos – a visão, o olfato, o tato, o paladar e a audição. Estes sensores nos ajudam a captar informações da natureza, dos objetos, das pessoas, enfim de tudo que nos cerca. O coração é então, de forma figurada novamente, uma bomba que espalha essas sensações. A conexão coração e mente faz nosso interior sacolejar, triturar informações e reagir em relação aos sentidos. Gosto de pensar que dentro de cada um de nós está um processador, para ser mais simples um liquidificador. Recebemos informações e processamos. Fazemos um caldo do eu. Daí é que surgem ideias interessantes como ‘você é aquilo que come’. As Escrituras mostram o perigo de ser conduzido apenas pelos sentimentos. Ser conduzido somente pelos sentimentos é instinto e o ser humano é mais do que um animal. Somos animais pensantes. O Senhor diz por meio do profeta Jeremias: "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. "
(Jr 17:10). O próprio apóstolo Paulo mostrou que esta crise é natural do ser humano. Você lembra? Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? 
Rm 7:24. Outro exemplo é o da orientação do Senhor a Caim. Veja lá no livro dos princípios: O Senhor disse a Caim: "Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto?
Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo".
(Gn 4:6,7). Há uma muito antiga e bem conhecida que diz que no interior de cada indivíduo há dois cães: um afável e generoso, e outro hostil e violento. Ambos vivem em constante disputa, vencendo por fim aquele que cada um de nós alimentar com nossos pensamentos e atitudes. É da união, da combinação, da convivência de seres humanos, de pessoas que surge a cultura.
Sendo assim, quando pensamos em Coração do artista queremos dizer que existe diferença entre o coração, os sentimentos do artista e das outras pessoas?

Fique com a pergunta e continue comigo. Quem é o artista? Artista, segundo o dicionário é a pessoa que exerce uma das belas-artes, pessoa que exerce um ofício com gosto, quem faz uso de uma das seis linguagens artísticas. Linguagens artísticas: música, dança, pintura, escultura, literatura o teatro. O cinema reivindica ser a sétima arte, a oitava a fotografia e a nona são os quadrinhos. Sob o ponto de vista que artista é todo aquele que exerce seu ofício com gosto, grosso modo, quase todo mundo é artista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário