Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Coração de Artista 4

O coração do artista (parte 4)
Palestra para Semana de artes Hans Rookmaaker da Primeira Igreja Batista Jardim Novo Realengo, RJ

Creio que este foi a perspectiva das artes até a chamada idade moderna. Tudo circulava em volta de Deus. Você já ouviu falar que o pensamento do mundo até o final da Idade Média era Teocentrico. Deus, o criador, estava no centro de tudo. Na período moderno, na época do Renascimento cultural o mundo passou a ser regido pelo antropocentrismo. Não é palavrão não irmão. Antro (homem) de onde vem a palavra antropologia. O homem passa a levar em conta em primeiro lugar a razão. Pensamento livre de dogmas de explicação divina. O Renascimento é o mesmo período da Reforma Protestante. As circunstâncias ajudaram isso ocorrer. A Peste Negra, no século XIV, foi um dos maiores desastre biológico da história da humanidade dizimou. E a pergunta que foi feita naquela época em que se experimentava uma vida mítica, ou seja, uma vida mergulhadas em lendas, fantasias e discursos do tipo ‘reza que melhora’ e, logo em seguida o questionamento eu rezei e agora? Onde está o Deus que me ensinaram? Ou Deus não estava nem um pouco preocupado com o mundo ou o que foi ensinado não estava bem correto. Como pode ser isso? Deus nunca desvalorizou o pensamento humano. A questão é que pouquíssimas pessoas liam. Liam qualquer coisa, inclusive a Revelação Divina. Esta ‘peste’ era o apocalipse. Mais de 50% da população europeia morreu. A ciência estava envolvida na neblina da superstição e ignorância.
Releia o Gênesis ‘Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.’
Gn 2:7 e também ‘Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gn 1:26,27).
Observe, por favor, qual a palavra mais utilizada neste texto. Todos os livros da Lei, todos os livros históricos, todos os poéticos, enfim toda Bíblia valoriza o ser humano como criatura feita à imagem de Deus. Capaz de fazer escolhas, capaz de criar. Não esqueça, ou melhor releia o texto do versículo 27 do primeiro capítulo da Bíblia. ‘Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.’ O verbo em destaque é ‘criar’. Deus é criador e criou um ser semelhante a ele, ou seja, capaz de criar. O ser humano tem capacidade de criar. Todo ser humano deveria desenvolver isso. Mas você sabe que colocar o homem no centro de tudo é hipervalorizar o conhecimento humano. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.Pv 2:11
Nossa grande questão hoje é que estamos desconectados com Deus. A sociedade em que vivemos ‘usa Deus’ como um rótulo. Cola o rótulo em determinado lugar e diz ‘Deus está ali’. Normalmente gostamos de prender o rótulo num espelho e dizemos que estamos cultuando a Deus quando muitas vezes estamos nos idolatrando. Observe as músicas que cantamos. Onde está a soberania divina. Deus tem o compromisso de me atender? Não lemos mais a Bíblia. Estamos vivendo um novo período das trevas. Gostamos dos debates, das grandes programações, dos agitos ‘gospel’. O artista, o profeta é quem pode nos ajudar à refexão, ao pensamento à humanidade.
Artista é o retrato do seu tempo.
Vou deixar uma dica. DICA
D- de DOM – Deus te deu um talento, um presente, uma habilidade, uma semente potencia, um dom.
I – de Inteligência. Bote sua cabeça para pensar. Analise a situação em que você está, busque uma alternativa para dar solução, encontre uma forma para expressar claramente o que está sendo processado em você.
C – de Caráter. Artista de verdade sempre diz a verdade. Para ser artista é fundamental ser. O ser humano é único então seu trabalho vai denunciar quem você é. Não existe esse negócio de arte cristã. Existe arte. Existe arte feita por cristão. Adelia Prado num debate foi ‘rotulada’ de poeta cristã. Ela corrigiu na mesma hora. Sou poeta porque me expresso. Expresso o que sinto e o que tem dentro de mim. Minha fé está aqui dentro então ela aparece em minhas poesias.
A – de aplicação. Não existe arte sem transpiração. Transpiração dentro e fora. É fundamental estudar, estudar, estudar. Estudar as técnicas, estudar a história, estudar os artistas, estudar filosofia. Como você quer ser artista sem ‘sofrer’ a angustia da nota que não sai, do papel em branco, do bloco de mármore ainda sem forma, dos músculos cansados teimando não completar o movimento. Exemplo Nelson Freire, pianista brasileiro mineiro. Estuda mais de quatro horas por dia. Ele tem setenta anos e desde os cinco anos de idade estuda.  E o que dizer de João Carlos Martins?


Nenhum comentário:

Postar um comentário