Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Dicas de desenho 3


Já faz tempo que declarei minha paixão por esta forma de 'passar o tempo' numa viagem. Ônibus, trem, metrô, vale quase todo tipo de transporte. Algumas vezes só a presença do meu sketch na mochila já é um estímulo à observação. Taí. É este o meu tema: observação.
Já havia dito em outras postagens da importância de desenhar, desenhar sempre. Para mim isto é tão claro. Quem canta, deve cantar. Quem escreve, escrever. Quem ama desenhar, desenhar.Quem canta, escolhe o repertório. Quem escreve, o estilo literário. Quem desenha também seleciona. Selecionar é separar. Separar é deixar outras coisas de lado. Selecionar é dar atenção especial.
O que produzimos, também sob esta ótica, nos denuncia.
Eu gosto de observar o corpo, o ser humano. Tem gente que gosta de paisagem, outros de animais, outros de sei lá o que. 'Cada é um é cada um', já dizia o filósofo. Me encanta observar as expressões, o desenho do rosto, a harmonia encontrada, algumas vezes, no desencontro. E quando tento observar de outro ângulo, aí é mesmo uma viagem.
Dia desses, uma amiga observando minha concentração nos rabiscos do sketch, sabiamente afirmou:
'Prá você não tem tempo perdido. Com papel e lápis tudo pode vira diversão." Adorei.
Doutra feita, fiquei preenchendo o sketch durante o culto e, ao final, uma outra querida amiga pediu, muito educadamente, permissão para me abraçar. Como assim? O que houve? Pensei. Depois do abraço afetuoso ela falou baixinho ao lado do marido: "Estava observando seus desenhos e me encantei!" Não fiquei vermelho porque minha cútis não permite.
Desenho de observação é vida. Vida porque aquele olhar, aquele ponto de vista é só seu. Se cada corpo ocupa um lugar específico no espaço. Este espaço é seu, só seu. Quando você, exercitando o desenho, reproduz uma foto, uma imagem já impressa - seja por que meio for - você está sendo conduzido ao enquadramento, à seleção feita anteriormente por uma outra pessoa. Este é um dos valores do desenho com modelo vivo. Toda seleção precisa de um enquadramento (campo) e todo campo denuncia que havia algo a mais, alguma coisa ficou de fora (extra-campo). É aquele execício tão comum de encontrar uma forma de enquadrar para fotografia num pequeno espaço, excluindo o indesejável.
Da próxima vez que for desenhar, fotografar, cantar, tenha mais cuidado e observe. Observe atentamente, olhe para dentro, e veja o que te 'empurrou' para gostar dessa ou daquela música, desse ou daquele estilo literário. Observe de que você se serve.
 "Os olhos são a janela do corpo.  Se vocês abrirem bem os olhos com admiração e fé, seu corpo se encherá de luz' (Mt 6.21 - A Mensagem)










Caneta de retroprojetor sobre papel kraft e também sobre papel colorplus. A cor foi feita com caneta esferográfica colorida e o branco com caneta corretiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário