Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

sábado, 5 de abril de 2014

Teologia e Arte 2

Impressionante a veneração que cultivamos pelo passado. Será que existe algo de hereditariedade nisso? O dramaturgo romano Terêncio dizia, e foi repetido várias vezes pelo grande Marx: "nada do que é humano me é estranho". Não por acaso nos emocionamos com os monumentos da Arte Rupestre (pedra).
Antes mesmo da escrita, que traz com ela a História, os registros de símbolos, sinais e desenhos do período Pré-histórico mostram a afinidade entre a Arte e a Teologia.
As pinturas da 'Capela Sistina' da Pré-História - Caverna de Altamira, na Espanha - mostram, desde os tempos mais antigos o diálogo entre os dois temas. Alguns estudiosos chamam os temas pintados de 'magia propiciatória' destinada a garantir o êxito na caça. Qualquer que seja a teoria, esta é a magia do humano se identificando. Procurar respostas, encontrar-se é o objetivo tanto de um quanto de outro.
"Posso dominar a forma, registro minha presença, sou"
E o que é Arte? Expressão, registro e habilidade na revelação do ser? Magia?
E o que é Teologia? Expressão, registro e habilidade na revelação do Ser? Magia?
"Quanto mais humano, mais divino"


Em meio a inúmeras teorias apresentadas ao longo dos tempos, povoa a ideia de proximidade entre Arte e Teologia. Dois campos de estudo absolutamente indefiníveis pela pluralidade de leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário