Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

terça-feira, 25 de março de 2014

Bendito erro

Nos últimos dois meses, desde a comemoração do meu aniversário, resolvi assumir minha paixão pela Teologia que sempre andou junto com a minha arte. Comecei a trabalhar bem cedo fazendo desenhos para periódicos evangélicos. As revistas da JUERP eram produzidas especificamente para o segmento batista e eu comecei, depois de fazer o curso do SENAI, como auxiliar limpando pincéis, servindo cafezinho e cuidando das impressões de baixa tiragem que eram feitas num mimógrafo eletrônico (coisa bem antiga). Esse processo de impressão, limitadíssimo para os dias de hoje, me empurrou para elaborar por meio de poucos traços as imagens que os 'clientes' solicitavam. Fiquei fazendo esses trabalhos 'menores' até que uma das redatoras - hoje, minha amiga Roseli Lassarot - precisou de um substituto para o experiente profissional que estava saindo para aproveitar suas merecidas férias. Encarei o desafio e, ao longo de cerca de seis anos fui me adequando aos desejos e solicitações de quatro redatoras de periódicos diferentes. Três diferentes faixas etárias, quatro 'chefes', quatro pessoas bem diferentes para eu 'agradar'. Tempo vai, tempo vem, construí toda minha trajetória gráfico-artística sob esta ótica. A perspectiva de atender as exigências, de cativar o cliente, de estar disposto a refazer o desenho até o cliente estar satisfeito.
Não reclamo do que aconteceu. Sou o que sou porque fiz o que fiz.
O que estou vivendo agora não é um 'chutar o balde'. Vivo agora uma outra dimensão, uma forma diferente de ver e administrar minha vida artística. Continuo atendendo meus clientes e sinto satisfação nisso. É sempre um desafio e um novo aprendizado. Mas, agora estou tomado de uma coragem - coisas da idade - de' mostrar a cara'. De compartilhar desenhos sem o espaço para avaliação e reformulação exigidas, ou mesmo solicitadas por terceiros. Por isso mesmo, é um aprendizado se dar direito ao erro, não usar borracha, misturar técnicas, borrar e rir do erro, não ter prazos de entrega.
Termino o horário de trabalho e fico imaginando mil e trezentas coisas diferentes por fazer. Quero, como diz minha esposa, abraçar o mundo com papel e lápis. Que prazer! Que extraordinária redescoberta do sonho de criança! Deus seja louvado pelo que foi e pelo que .... há sei lá!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário