Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

terça-feira, 25 de junho de 2013

Pixinguinha

Não sou músico e nem sei porque algumas vezes me sinto tão próximo a essa gente inspirada.
Ouvindo "Mundo melhor" da dupla Pixinguinha e Vinícius de Moraes (é mole isso?), resolvi saber um pouquinho sobre o maestro Pixinguinha.
O nome dele era Alfredo da Rocha Vianna Jr. (1897-1973). Os entendidos dizem que ele é o pai da música brasileira. Já vi fotos do elegante ébano com fluta, saxofone e especialmente como compositor do inesquecível Carinhoso.  Fiquei feliz lendo que ele fez arranjos, portanto ele era músico profissional daqueles que aprenderam a ler uma partitura. Ele musicografou, deixou registrado os principais sucessos da então chamada época de ouro da música popular brasileira, orquestrando de marchas de carnaval a choros. E o que dizer de minha surpresa ao saber que ele tocava cavaquinho com 12 anos. Incrível não é? Fico imaginando em 1922 ele indo para uma turnê pela Europa e mistura tudo isso com o Jazz americano que já invadia Paris. Já pensou? Aí, não satisfeito perguntei: ué de onde vem o nome Pixinguinha? Achei. Ele era conhecido como 'Pizindin" = menino bom. Na época o pequeno Alfredo contraiu varíola e essa epidemia foi apelidada de "bexiga". Aí foi só unir "Pizindin + Bexiguinha"= Pexinguinha. Até nisso o cara tem que ser genial? Como não dá, pelo menos em minha caixola, arte e teologia... Fui parar em João, o apóstolo do amor.


O desenho foi feito no sketchbook dentro do ônibus a partir de uma foto em meu celular. Numa dessas noites 'aceso' sob o efeito da cortizona colorizei com lápis e fiz a mancha do fundo em aquarela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário