Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Exercícios de desenho: Anatomia

O grande Mario de Andrade em 1938 escreveu sobre a relação entre O ARTISTA E O ARTESÃO. Matéria riquíssima em seu conteúdo e um incomodar constante, especialmente para quem tem arte circulando nas veias.
Escrevo isso porque facilmente confundimos domínio técnico, virtuosismo e artesanato com arte.
"Artista que não seja ao  mesmo tempo artesão, quero dizer, artista que não conheça perfeitamente os processos, as exigências, os segredos do material que  vai mover, não, que não possa ser artista (psicologicamente pode), mas não pode fazer obras de arte dignas deste nome. Artista que não seja bom artesão, não que não possa ser artista; simplesmente, ele não é artista bom. E desde que vá se tornando verdadeiramente artista, é porque concomitantemente está se torando artesão."
Técnica se adquire no exercício, e só com ele. Sempre estamos aprendendo, sempre estamos exercitando, sempre experimentando. Quando mais eu ando mais me aproximo do horizonte? Será? Penso que quanto mais caminho mais vejo sentido (direção e sentimento) no trajeto.

3 comentários:

  1. Amei o blog e sua descrição me emocionou. Deus o abençoe mais e mais!

    ResponderExcluir
  2. acho que vale a pena você ler esse texto. É inspirador para gente que trabalha com arte e quer faze-la com excelência.

    ResponderExcluir