Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

terça-feira, 25 de junho de 2013

"É tio, eu prefiro fazer assim!"

Não é de hoje que sei que a arte não é feita apenas de teoria. Estudar história e teoria da arte é, pelo menos para mim, extraordinário mas arte não se estuda sem prática. Já viu alguém tocar um instrumento sem exercício, sem prática? Não basta ter "talento potencial". O que chamamos de talento potencial é uma semente, é potência. Semente para brotar é preciso morrer, se abrir, se render. Aprendi isso numa das experiências  que passei com um desses meninos talentosos que gostam de desenhos e me pedem ajuda depois que percebem minha paixão. Sentei com o 'moleque' pedi para ver seus desenhos. Achei, sinceramente achei mesmo interessante os traços dele. Percebi que ele estava com dificuldade de ajustar a proporção dos desenhos à folha de papel. Dei uma dica muito simples:
- Rabisque de leve antes, registrando a ideia do todo e depois faça os detalhes. Ainda tentei ser carinhoso, para não soar como crítica a recomendação básica:
-Você é bom nos detalhes mas guarde com atenção isso. Primeiro o todo e depois as partes, entendeu?
Logo vi em seu rosto um sorriso largo e duas palavras: Claro tio! Depois de ouvir isso desafiei:
-Então, faça um desenho agora! Pode ser?
O pequeno artista se ajustou e danou a desenhar. Você tem ideia de como ele fez? Pois é. Ele fez exatamente como fazia antes, olhou para mim com a maior cara de pau e disse:
-E aí tio, gostou?
-Mas eu não disse para você riscar de leve primeiro dando ideia do todo e depois ir fazendo os detalhes?
-É tio eu entendi mas prefiro fazer assim.
Fiquei impressionado como a coragem do parceiro de artes. Que coragem! Nos separamos e fiquei pensando será que esse menino vai ser desenhista mesmo? Fui perguntar ao pai dele que estava perto de nós, e o fiz discretamente, com que frequência ele desenhava. O pai disse que isso é só quando "dá na telha",  e riu. Lembrando desse episódio e das palavras do professor de acrílica, grande Celso Mathias no percurso de suas aulas me coloquei no lugar do menino só que desta fez resolvi tirar as tintas e os pincéis e exercitar. Sabe o que acontece quanto a gente faz isso? Um horizonte de coloca à frente. E sabe o que penso do horizonte? Quando mais a gente caminha mais rápido ele sai do lugar. E qual é a graça nisso? A caminhada, é claro!


Tinta acrílica sobre mdf 3mm

Nenhum comentário:

Postar um comentário