Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

sábado, 1 de setembro de 2012

Gotas de cor - 1

Sou um curioso. Gosto de perguntar, pensar, tentar conexões entre conceitos, histórias...
Já compartilhei aqui que estou engatinhando nessa técnica de aquarela. Sempre me fascinou muito a luminosidade, a leveza, a mágica cromática que essas tintas emanam quando aplicadas sobre o papel. Grande frustração é tentar reproduzir essa magia e ver as cores pálidas, sujas, opacas. Pois então, como sou curioso, não me basta 'apenas' sair pintando, quero saber a origem, pelo menos, um mínimo de história.
Vou tentar exercitar a técnica e desvendar a história da aquarela nessa retranca - GOTAS DE COR Não posso esquecer que escrevo prioritariamente para colocar a cabeça em ordem, para manter a lucidez e refletir de forma sistematizada. É claro que postar é arriscar que alguém leia.


A História da aquarela se confunde com a história do papel e dos pincéis e, exatamente por isso, seus registros mais arcaicos estão na China a mais de 2000 anos. Existem também provas de emprego desta técnica, no mundo Ocidental, desde a Idade Média. É possível ver exemplos desse tipo de pintura em vários países da Europa como a Inglaterra, França e Itália.
A aquarela era considerada fútil, desnecessária e muito feminina mas, preciso estudar um pouco mais sobre isso.

estudo de cor - lamparina

Veja no link abaixo um grande artista do Ocidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário