Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Disciplina é coisa de artista

'Se você é artista, me mostre suas artes."
Foi o que ouvi do meu chefe na primeira semana de trabalho, depois que troquei o meu primeiro emprego em busca de realização financeira. Deixei para trás oito anos de JUERP, onde ilustrava cinco revistas trimestrais para estudos bíblicos, para receber financeiramente mais que o dobro fazendo past-up (diagramação manual de artes gráficas) na ELEÁ - editora de revistas médicas. Depois deste incômodo desafio e dúvida, reuni algumas revistas impressas, uns desenhos inacabados e levei para mostrar. O 'chefe' foi legal, me elogiou e deixou claro que não foi contratado para fazer 'desenhosinhos de igreja'. Continuei com a 'pose' de artista mas nunca esqueci as palavras do Claudio, meu chefe - "se você é artista, mostre suas artes" - que mais tarde, veio a ser um amigo-conselheiro, incentivador de minha formação.
Ouvi milhares de vezes - e isso não é força de expressão - que 'artista é assim mesmo...', sempre dando a ideia de que artista é despreocupado, irresponsável, desconectado do mundo que o cerca. Infelizmente, essa falsa ideia propaga uma mentira e reduz, em muito, nossa capacidade. Quem nunca ouviu ou falou 'esse cara tem muito talento", quando testemunha alguma expressão artística.
Depois de 'coroa', ainda apaixonado pela arte,mas consciente de que sabe pouco desse universo artístico, acho que posso afirmar, por experiência de caminhada, que DISCIPLINA É QUALIDADE DE ARTISTA.
É inegável que o artista é 'movidos pela paixão', mas não dá para ser artista sem ser artesão.
Como sustentar um discurso de amor pela arte, pelo desenho, pela música, pintura ou qualquer outro elemento do universo das artes sem comprometimento com a disciplina? Sem ela" não vamos até à esquina". Quem se propõe a tocar um instrumento, tem que tocar. Quem diz que gosta de desenhar tem que desenhar - sempre. E não há desculpas para quem realmente é apaixonado.
Não há um curso que eu tenha feito - duvido que você também não tenha experimentado isso - em que o professor não tenha deixado claro que é a tarefa, o fazer, a caminhada, o exercício que nos apresentará a excelência.
Isso não é um discurso. Isso é uma reflexão. Quando escrevo, organizo os pedaços soltos na 'caixola' e falo, primeiro para mim mesmo, até porque duvido muito que alguém se importe com minhas elucubrações.



Meu compromisso:
Um versículo dos Salmos - https://www.facebook.com/cafeebiblia/;
Um exercício em aquarela;
Um rabisco no sketchbook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário