Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Não farás imagem. Será?

Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, 
nem alguma semelhança do que há em cima nos céus,
 
nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; 
porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso.

Com certeza você já ouviu falar do mandamento 'não farás para ti imagem', não é? Será que é isso mesmo ou esse é um 'recorte' do texto? Se é um 'recorte' por que o interesse de retirá-lo do restante do texto que, na realidade é concluído no versículo seguinte? (em negrito) Creio que a questão não é o fazer ou não fazer imagens. A essência do texto, a intenção do autor é não tentar produzir imagens que substituam o que não pode ser substituído, que não haja esforço para dar contorno ao que não tem forma. Deus é Espírito.
É crendo no principio de que a Bíblia explica a própria Bíblia, é fácil entender esse argumento quando leio, no próprio texto de Êxodo, que Deus orientou Moisés a fazer imagem. Veja só:
Farás também dois querubins de ouro; 
de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.

E, no mesmo ambiente, ainda no deserto, temos o registro do Senhor orientando Moisés para a elaborar de uma escultura que reproduzisse uma serpente: 
E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; 
e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, 
quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.

Para reforçar ainda mais o raciocínio, foi o próprio Deus quem chamou e habilitou artistas para executarem a tarefa da construção e do desenvolvimento artístico de todo Tabernáculo - que metaforizava a presença dEle no meio do povo.
Disse então o Senhor a Moisés:
"Eu escolhi a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,
e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhes destreza,
habilidade e plena capacidade artística
para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze,
para talhar e esculpir pedras, para entalhar madeira e
executar todo tipo de obra artesanal.
Êxodo 31.1-5
Desculpe mas não tem essa de 'não fazer imagem'. Deus, O Grande Artista, que mostra quem é pelo que fez e faz (Sl 19) não iria 'deletar' essa característica tão marcante do único ser que foi criado à sua imagem. Sendo assim, por que esse 'massacre' que recebi na igreja e que está tão enraizado em nossa cultura judaico-cristã? Tento responder pensando na História e nas 'ferramentas' de dominação humana. Para criar criar, para ser artista é necessário pensar. Nada mais fácil para 'os poderosos' que 'ensinar' e reproduzir muitas e muitas vezes uma 'meia verdade' de que não fazer arte é imposição da Lei divina. Em minha leitura bíblica não vejo razão nenhuma para esta interpretação. Muito ao contrário disso, Deus tem prazer em estimular à reflexão:
"Por que vocês se preocupam com roupas?
Vejam como crescem os lírios do campo.
Eles não trabalham nem tecem.
Ou como o próprio Cristo nos valoriza como seres pensantes;
"O que está escrito na Lei? ", respondeu Jesus. "Como você a lê? "

Quanto a mim, vou continuar louvando a Deus com o que tenho e sou. Só para deixar claro o que penso: Louvar é elogiar. Elogiar com a vida é imitar, é ter como referência. Adorar é expressar abertamente. Faço isso com um pouquinho de desenho, com minha arte, com a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário