Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

domingo, 11 de agosto de 2013

Dicas de desenho 2 - Faça do seu jeito

Olá!
Você já reparou como cada um de nós escreve de forma diferente? Observe também como o nosso jeito de falar também é bem pessoal. Por que será que nós achamos isso tão comum e por que estou falando disso nessas dicas de desenho? Simplesmente porque, ao contrário desses dois exemplos, nos foi ensinado que existe uma forma 'certa' de desenhar. Sabe o que começa a acontecer? A gente começa a comparar o que desenhamos, e não poucas vezes, acaba se frustrando e desanimando.
O desenho é uma forma de arte.  Arte é uma maneira de se expressar, de comunicar. Foi por isso que usei o exemplo da palavra escrita ou falada.
É claro que se você  escrever a palavra casa  com a letra 'z' no lugar do 's' está errado, mas esse é outro papo. Deu pra entender?
Vamos visualizar. Observe como quatro grandes artistas representaram, cada um do seu jeito, uma flor.

Flor do jeito de Monet
Flor do jeito de Picasso

Flor do jeito de Van Gogh
Flor do jeito de Leonardo da Vinci

E agora entendeu? 
Quero estimular você a desenhar, a fazer do seu jeito. Quem ama desenhar, desenha. Não entre nesse joguinho de comparação. Aquela do tipo: "Tem um primo meu que desenha muito mais que você." 
É claro que a gente que gosta de desenhar sempre procura se expressar cada vez melhor, não é?  Mas tenha calma, vá  desenhando e quanto mais você fizer isso, do seu jeito, as pessoas a sua volta vão descobrir que o desenho é seu, mesmo sem assinatura, sabe por que? Porque o seu desenho será a  sua assinatura. Um pedacinho de você no papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário