Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Na prisão... no metrô...





O metrô é um convite ao rabisco, ao desenho. Cada figura, posição, movimento tão interessante que dá vontade de brincar de 'estátua' com os passageiros. É muito divertido captar, num traço, em pequenos minutos a graça desse instante. Acabei de chegar de um visita ao presídio Bangu 8 - Presídio feminino. Fui convidado (que honra!) a ilustrar a sala de leitura e a sala de cultos. Duas celas transformadas em espaço de vida. Mas, que lugar opressor! Como, saí me perguntando, como um ser humano chega a este nível?
Tive, durante minha estada lá, contato com a diretora daquela ala prisional, uma jovem senhora completamente diferente de qualquer esteriótipo que você pode imaginar. Jovem, bonita, elegante, educadíssima e cheia de sonhos. Conversamos pouco mais de dez minutos e fiquei encantado. Fiz tantas perguntas... quantas mulheres estão aqui? Como a senhora consegue viver nesse meio? Por que aulas de pintura, dia da beleza, sala de leitura, sala de cultos, etc? |Meu Deus, que aula de vida! A diretora foi falando de seus sonhos, de gente que continua sendo gente mesmo naquelas condições, de gente que não se sente gente e tantas coisa de vida e de morte.
Cheguei no escritório, peguei meu sketchbook sem nenhum risco sobre o que vivi nesta manhã. Folheei o sketch e vi esses riscos de gente no metrô. Sabe lá o que é poder andar de metrô?

2 comentários:

  1. FANTÁSTICO!!! Vc é muito talentoso e principalmente muito sensível!!! "rabiscos?" Estou vendo belos desenhos captados em segundos. Poste mais meu caro. Vc tem o talento nas mãos e na alma!!

    ResponderExcluir
  2. Caraca!Ter comentário seu por aqui é fantástico!

    ResponderExcluir