Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Folha de Rosto (lágrima no rosto) - Navio Negreiro



Esse livro foi meu grande desafio no final do ano de 2009.
A editora Ao Livro Técnico, selecionou três grandes autores de nossa literatura para retratar as etnias que constituem nossa identidade brasileira. E, veja você, que honra, ter sido convidado para ilustrar esses clássicos. O primeiro livro da série é O NAVIO NEGREIRO, de Castro Alves. O texto, comentado com a maestria do professor Alberto Guerra, é riquíssimo. Mas, não tenho como negar, que as palavras do original me soaram como chicote, e a dor de minha negritude quase me impede de 'aportar' o projeto. Confesso que nunca me doeu tanto pesquisar e ilustrar os horrores da história, sempre escondida, "dos porões do navio". Só Deus sabe como cheguei ao fim. Castro Alves, até que tenta desafiar o leitor, especialmente um negro, a continuar a luta, mas para mim, mergulhar, como espectador, "no imaginário do fundo da embarcação", foi uma dor muito doída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário