Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

terça-feira, 22 de abril de 2014

Teologia e arte 3 - Teólogos são bailarinos

"Em se tratando de arte, o aprendizado é interminável. Há sempre novidades a descobrir" (Gombrich)
"Teólogos são bailarinos."

Que metáfora extraordinária do grande Rubem Alves. Rubem vai à Kierkegard e constrói, não sem poesia, pontes com o 'movimento' do teólogo. Saltos, saltos e leveza cada vez mais arriscados e mais altos e, ao mesmo tempo, a consciência de a cada toque no chão, de que é humano e não possui o 'dom' de voar. O 'voo' a leveza é uma ilusão. Mas é ela, a leveza, que oferece beleza para encarar o insoldável, ou como disse Karl Barth, o totalmente ouro.
Desculpe, não tenho como deixar de perceber relação entre os dois?
E o que é a arte senão a denúncia de nossa humanidade, do aprendizado interminável, do 'balé' de cores, forma, luz...

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Meus amigos de pelada

Gosto de esportes. Especialmente o que pratico.
Como todo menino suburbano, cresci tendo em torno de minha casa uma série de 'campinhos de pelada'. Campo de cinco, de oito e campo oficial, com 11 jogadores. Campo de terra, campo 'careca' - aquele tipo que só tem grama dos lados, e campo com grama - menos no gol, é claro. Esse último tiro era preservado durante a semana e só nos campeonatos regulares, ou em dia de festa, eram utilizados.
Mas, com o 'boom' da construção civil nas décadas de 80 a 90, fomos vendo nossos 'templos de pelada' sendo transformados em conjuntos de apartamentos residenciais. Esta é uma das razões da dificuldade que é encontrar um campo e um grupo de peladeiros.
Pois numa das caminhadas, raramente feitas sábado pela manhã, observei um pessoal reunido bem nos moldes das antigas peladas de que participei. Conheci o grupo "Toque Lento'. Conheci observando e, logo me engajei ao grupo - isso é fácil para quem é goleiro-peladeiro. Depois de quase cinco anos participando semanalmente do grupo resolvi registrar alguns dos figuraças que contribuem para alimentar minha memória afetiva e fazem eu voltar no tempo e, ter motivo para investir em saúde, entretenimento e amizade.

               
                   Sidney - o juiz                                         Sr. Maurício - dono do bar

Tiririca - faz tudo                                     Sr. Oswaldo - Atacante

Sidane - zagueiro                                    Peladeiro que só bele

Repolho - meio campo                                Zé Carlos - Atacante

João Marcelo - zagueiro                              Chico - Atacante

Evert - meio campo                               Caju - 'dono do churrasco'

Jaci - zagueiro                          João Matheus- Atacante

Latino - meio campo e zagueiro                       Marcelinho - zagueiro

André - meio campo                               Yuri - Atacante e meio campo

sábado, 12 de abril de 2014

Enquanto o remédio não vem...

A vida nos impõe limites. Acho incrível como algumas pessoas ainda não perceberam isso. O que fica ainda mais surpreendente é notar esse tipo de comportamento em pessoas que não são mais- pelo menos não deveriam ser - crianças pirracentas.
Os limites do corpo impostos pela enfermidade, denunciam os limites do bolso que deflagram a ausência do Estado na administração da saúde pública. Mas, convenhamos que não dá pra ser injusto e colocar tudo no mesmo saco. Estou sendo contemplado, como centenas de outros pacientes, por um serviço que funciona. Mensalmente agendado, avisado através de mensagem de celular - se cadastrado - a Secretaria de Medicamentos Especiais concede - sei que não é favor - o remédio que controla uma das sequelas que 'ganhei' de minha esclerodermia. Vejo pouca gente elogiar os serviços que são bem feitos. Pois bem, mensalmente vou à RioFarmes e, como informa o boletim, posso aguardar até uma hora para que seja anunciado o meu nome e então retire a medicação sem custo algum.
Se eu, ou qualquer outro paciente, perde o dia o e horário marcados, entramos numa fila de espera, que pode demorar até três horas. Aí - acho muito justo - o paciente que 'descansou' com o prazo e o horário, pode ter uma série de atitudes: ver televisão, arrancar os cabelos, reclamar o tempo todo, jogar ou falar ao celular, dormir, ler e quem sabe aproveitar a espera interminável para brincar de rabiscar com caneta bic. É claro que esta última tem sido minha opção sempre que perco a data de entrega do remédio abençoado que consegui do Governo. Essa é uma confissão - ter perdido a data da entrega da medicação - ainda que não tenha dito culpa no processo de liberação da documentação. Vale salientar que não esperei nem uma hora para receber meus 120 comprimidos de Micofenolato de Mofetila.


sábado, 5 de abril de 2014

Teologia e Arte 2

Impressionante a veneração que cultivamos pelo passado. Será que existe algo de hereditariedade nisso? O dramaturgo romano Terêncio dizia, e foi repetido várias vezes pelo grande Marx: "nada do que é humano me é estranho". Não por acaso nos emocionamos com os monumentos da Arte Rupestre (pedra).
Antes mesmo da escrita, que traz com ela a História, os registros de símbolos, sinais e desenhos do período Pré-histórico mostram a afinidade entre a Arte e a Teologia.
As pinturas da 'Capela Sistina' da Pré-História - Caverna de Altamira, na Espanha - mostram, desde os tempos mais antigos o diálogo entre os dois temas. Alguns estudiosos chamam os temas pintados de 'magia propiciatória' destinada a garantir o êxito na caça. Qualquer que seja a teoria, esta é a magia do humano se identificando. Procurar respostas, encontrar-se é o objetivo tanto de um quanto de outro.
"Posso dominar a forma, registro minha presença, sou"
E o que é Arte? Expressão, registro e habilidade na revelação do ser? Magia?
E o que é Teologia? Expressão, registro e habilidade na revelação do Ser? Magia?
"Quanto mais humano, mais divino"


Em meio a inúmeras teorias apresentadas ao longo dos tempos, povoa a ideia de proximidade entre Arte e Teologia. Dois campos de estudo absolutamente indefiníveis pela pluralidade de leituras.