O coração do artista (parte 5 - fim)
Arte Bizantina –
abstração e sonelidade
Arte Gótica – Grandiosidade
divina- fragilidade humana
Catedral
Sainte-Chapelle é uma capela gótica que fica em Paris
Arte Renascentista – o
homem é a referência é a medida de tudo.
Deus fica em segundo plano. As referências cientifico-anatômicas são definidas. A busca e o retorno aos gregos e aos romanos na literatura, na arquitetura, nas artes plásticas.
Deus fica em segundo plano. As referências cientifico-anatômicas são definidas. A busca e o retorno aos gregos e aos romanos na literatura, na arquitetura, nas artes plásticas.
Michelangelo
– a criação
O Barroco –
Reforma Protestante.
O tema das pinturas deixa de ser os santos, deixa de ser Deus (Deus não pode ser retratado). Os pintores 'migram' para o retrato. O ser humano é a imagem de Deus e precisa ser dignificado como tal.
Valorização da ciência e do retrato
Johannes Vermeer foi mais um dos grandes pintores da Escola holandesa (1632/1675) – O protestantismo vai valorizar o trabalho e apresentar o ser humano como agente divino no mundo. Trabalho, lucro, cientificidade no encontro com a leitura, no fazer e no dever.
Do outro lado a resistência às ideias da Reforma. Barroco da Contra-Reforma
O drama, a emoção, a teatralidade valorizando o sagrado, a Igreja.
As imagens são fáceis de 'ler', de sentir, de ver.
Depois de um salto pelo Maneirismo o paradigma da arte é quebrado com a
Arte
Impressionista – Iluminismo e grandes descobertas. Pintar retrato quando surge uma tecnologia 'muito fiel' ao modelo - a fotografia. O que sobra para a pintura? A cor a impressão o registro do mundo fora do ateliê.
O quatro acima dá nome ao 'movimento' Impressão, nascer do sol'(1873), dá 'apelido' à Arte Impressionista.
Arte Expressionista –
Existencialismo e a crise do homem. Deixando de se 'ancorar' em Deus, relativizado pela ciência o que é o ser humano?
Arte Surrealista – é preciso registrar os sonhos. A resposta está nos sonhos? Influencia de Freud e Charles Darwin.
Arte cubista – tudo é rápido, dinâmico, poderoso. Sofre a forte
influencia do cinema e os horrores da guerra. O ser humano é uma decepção.
Arte
expressionista – o importante é gritar – uma reação ao
positivismo
Arte
dadaísta – a ‘morte’ da arte
Dada em francês signifique "cavalo de
madeira", sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a
linguagem (como na fala de um bebê)
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