Fale conosco:

tracooriginal@uol.com.br

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Logo retiro de mulheres























Você já sabe que tudo aqui começa com rabisco. Brinquei muito, risquei bastante e como as vezes acontece, dum risco despretensioso 'nasce' uma composição gráfica interessante. Este primeiro rabisco tinha uns 2x2cm dentro da página do sketchbook. Foram duas 'viagens' de ônibus dedicadas a pensar nesta marca. Quando resolvi finalizar folheei o sketch com meu filho Matheus e pedi para ele escolher dois que entendia serem bons. Ele falou logo: faz este pai. Não precisou mais, vetorizei e dei cor. Minha primeira intenção foi manter o padrão gráfico utilizado no Congresso que elas realizaram. A logo anterior foi uma adaptação de um clipart feita por meu amigo Tiago da PUC RJ. Desta vez elas me pediram para fazer o banner e eu, ofereci a logo que não focava só o rosto (como a do Congresso) mas todo a sinuosidade do corpo feminino entendendo que elas vão 'curtir' de corpo e alma esse evento.




Lápis e música clássica

No lançamento do livro MUSICALIZANDO COM ALEGRIA um pianista (não sei o nome) apresentou duas peças musicais. Uma do nosso compositor Villa Lobos e um Negro Spiritual.
Já estava no clima, continuei um pouco mais. 
Cheguei no escritório escaneei a imagem e dei uma 'photoshopada' no fundo e deu nisso.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A corujinha pijama


Tive a honra de fazer o banner do aniversário de 12 anos da Laís Amoedo. A mãe sempre muito cuidadosa, me enviou uma imagem de clipart para eu ampliar. Recebi e entendi como referência do que a menina-bailarina gostaria de ter na festa. Sem que me pedissem fiz um desenho totalmente diferente da referência pra lá de 'batida' na grande rede. Ela elegante e linda tem sombrancelhas grossas e é orgulho dos pais nos estudos. Logo pensei: é a própria corujinha. Fiz uma série de rabiscos para dar ao desenho leveza, doçura e um ar de sono já que era uma festa do pijama. Fiquei muito feliz quando ela demonstrou ter gostado. Não acrescentei nada ao preço que havia dado e que se referia apenas a impressão. Esse tipo de serviço vale muito mais pelo prazer e o resultado de ver a aniversariante feliz. Veja a carinha e o carinho que ela me deu...

Lançamento do Livro MUSICALIZANDO COM ALEGRIA








Igreja Batista de Itacuruça, 20 fevereiro 2014

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Além do que se pede

Não estou mais aceitando como concluído o trabalho no momento que atendo o pedido e recebo o pagamento pelo serviço. Algumas vezes o 'trabalho' é muito maior do que a encomenda e exige mais pesquisa e estudo. A questão é que a exigência de aperfeiçoamento está, especialmente nesse momento, mais ligado a forma como encaro o trabalho. Tenho que confessar que foi muito desagradável o período que percebi de que o trabalho que executo é descartável, tem vida útil definida e está muito distante da dimensão que um livro carrega. Não é de hoje que termino um serviço e fico pensando que 'se tivesse mais tempo faria melhor' ou 'puxa vida poderia fazer isso com a técnica tal e tal'. Resolvi deixar de pensar na frustração de um trabalho para ser consumido e focar nas infinitas possibilidades que o desenho apresenta. Decidi ir além do que se pede para transformar, pelo menos parte delas, em realidade. 


Sketchbook - a parte que me dá mais prazer. Riscar, riscar, brincar com lápis.


Finalização vetorial para a Revista Sorriso. Respeitado o prazo e o estilo da publicação, 
o trabalho foi entregue mas entendi que poderia ir um pouco além...
Agora sem o crocodilo do relógio prestes a me engolir, fora do 'horário de trabalho' mergulho na "brincadeira-estudo' feita com aquarela e lápis de cor, depois do trabalho entregue. Alguns desses exercício acabam presos a uma moldura e tornam-se únicos.

Historias que Jesus contou 2


Jesus gostava de contar histórias.
Para ocupar a quarta capa da revista Sorriso, fiz esta série de ilustrações destacando a cada trimestre uma das histórias contadas por Jesus.

Creio que para refletir sobre elas devemos ler o texto indicado e procurar algumas respostas:
Para quem a parábola foi contada?
Porque a parábola foi contada?
Qual é a moral da parábola?
Existe algum ponto culminante na parábola?
Alguma interpretação é dada na passagem para a parábola?







Interpretar visualmente algumas histórias bíblicas é um desafio. Desafio que me dá prazer.